Barraepis.png
 
Nome Original:
Million Dollar Abie
Primeira Transmissão:
02/04/2006
Temporada:
17
17x16 Million dollar abie 17x16 promo 1b.jpg
Episódio nº
372
Código
HABF09
Diretor:
Steven Dean Moore
Escritor:
Tim Long
Convidados Especiais:
Rob Reiner por ele mesmo

Sequência de Abertura

Quadro negro 17x16.jpg

Quadro Negro:

" I WILL NOT FLIP THE CLASSROOM UPSIDE DOWN " - não vou virar a sala de cabeça para baixo (mas tudo que vemos através da janela está de ponta-cambota, dá até uma tontura)

Piada do Sofá:

Os Simpsons sentam no sofá normalmente, então um menu com as opções "não deletar" e "delete esta gravação" aparece na tela. "Delete agora" é selecionada e a imagem some, como se a TV fosse desligada. (repetindo piada usada no episódio 3 desta mesma temporada)

Sinopse

Million Dollar Abie.jpg

Após Homer criar e promover um novo time de futebol americano para representar Springfield na liga profissional do país (Homer incrivelmente desenvolveu tudo sozinho: material publicitário, uniforme, patrocínio, estádio...), o Vovô Simpson põe tudo a perder após um mal-entendido. Para se redimir, o Vovô se oferece para o emprego de vida-ou-morte na nova atividade que arrumaram para o estádio de Homer.

Enredo

projeto concluído

Enquanto assiste TV, Homer passa por um programa de esportes e fica sabendo que o Diretor da Liga Profissional de Futebol Americano pretende abrir espaço para novos clubes na Liga Profissional. Marge comenta que com certeza Springfield não seria escolhida e Lisa completa sarcasticamente dizendo que o destaque da cidade é o alto índice de ataques cardíacos (o maior do país). Homer, por outro lado, fica entusiasmado e diz que ele mesmo trará a franquia do esporte para a cidade e Springfield terá o privilégio de possuir um clube na Liga. Marge e os filhos caem na risada, já que Homer não é muito dedicado, e nem tem condições financeiras (e intelectuais) para tal coisa. Mas mesmo assim ele impressiona Marge (e a todos nós telespectadores) projetando, durante uma semana, um moderno estádio e até mesmo o uniforme do time, que ele chama de Springfield Meltdowns.

Diretor de Futebol escolhe os Meltdowns

Pouco depois o Diretor Bud Armstrong, da Liga Profissional, anuncia que apenas duas cidades ficaram na disputa pela vaga: Springfield e Los Angeles. Armstrong passa um vídeo apresentado pelo ator Rob Reiner. No vídeo, Reiner explica porque Hollywood seria um excelente local para abrigar o novo time; até um musical com superestrelas do cinema e da música foi feito para desmerecer Springfield. Ainda assim, o novo time a ingressar na Liga são os Meltdowns.

Pouco depois, Springfield já está toda decorada e pintada com as cores do time; todas as ruas recebem nomes em homenagem aos atletas, suas jogadas e atributos do futebol americano. Mas, quando o Prefeito Quimby anuncia, direto do novo estádio dos Meltdowns, o Diretor de Futebol no evento de assinatura do acordo, ele não aparece, pois acabou se perdendo por causa da troca do nome das ruas.

Abe e suas tacadas

Bud Armstrong vai parar na residência dos Simpsons, na esperança de poder usar um telefone. Como Homer e a família saíram para ir ao evento, o Vovô, que ficou em casa, atende a campainha. O problema é que ele acabou de assistir um programa sobre criminosos que atacam velhinhos. Pensando que o visitante é um destes criminosos, ele o ataca com um taco de golfe. Em seguida, o Vovô amarra Armstrong. Quando Homer, Marge e as crianças voltam para casa, eles dizem ao Vovô que ele cometeu um grande erro e desamarram Armstrong que, irritado, vai embora, prometendo que os Meltdowns jamais existirão.

esse é o cara... ligue já

Homer e os cidadãos culpam o Vovô por Springfield ter perdido a chance de entrar para a Liga Profissional. Entristecido, o Vovô retorna para o asilo, onde o Asa, o Velho Judeu, lhe dá o nome e o telefone de um médico, Dr. Egoyan, que ajuda as pessoas a cometerem suicídio. A princípio Abe rejeita a ideia, mas Asa insiste e por fim, Abe marca um horário com o tal médico.

Mais tarde o Vovô aparece para sua consulta com o Dr. Egoyan, que acha que Abe é um excelente candidato para um suicídio assistido, mas deve pensar a respeito por um dia (é o tempo para esterilizar a "máquina da morte"). Abe, de volta ao asilo, diz que se ele não receber uma ligação por 24 horas ele vai para a eutanásia - dito e feito. Abe retorna ao consultório do Dr. Egoyan, onde é preso a uma máquina enorme chamada "Die-Pod". Enquanto a máquina da morte trabalha, Vovô assiste um vídeo de policiais espancando hippies ao som de música clássica (e ele adora isso).

eu mato todos!

Quando o Vovô desacorda, o médico vai monitorar seus sinais vitais e diz que ele tem apenas um minuto de vida. De repente, o Chefe Wiggum e seus homens invadem o local e anunciam que os eleitores revogaram a lei que permite o suicídio assistido. Os policiais levam o Dr. Egoyan algemado e o Vovô fica sozinho. Quando ele recobra a consciência na silenciosa sala, ele acha que está morto e se sente o máximo.

Abe vai até o restaurante do Luigi Risotto, onde sua família está jantando. Lá, Lisa garante ao avô que ele está bem vivo. O Vovô diz que o curto período em que pensou estar morto foi o momento mais feliz de sua vida, já que estava vivendo sem ter medo de nada. Com isso, ele resolve viver o resto da vida da mesma forma, fazendo coisas radicais (inclusive mascar puxa-puxa).

el matador

Depois, o Vovô e sua família participam de uma reunião na Prefeitura, onde o Quimby ouve sugestões sobre o que fazer com o novo estádio de futebol. Alguém na plateia sugere que o local seja usado como arena para touradas. A maioria da população gosta da ideia e decide trazer as touradas para Springfield e Abe se oferece para ser o toureiro.

Depois de algumas aulas de tourada, o Vovô está pronto para entrar em cena. Num sábado à tarde, as pessoas lotam a "Arena" para assistí-lo. Do lado de fora, Lisa canta uma canção de protesto contra as touradas, que considera um esporte violento. O touro parte para cima do Vovô, mas ele realiza diversas manobras e consegue se esquivar. Por fim, exausto, o touro cai no chão. O Vovô saca uma espada para matar o animal, mas acaba ficando assustado quando as pessoas começam a jogar flores na arena e sai correndo. Lisa aborda o Vovô e pede para ele desistir das touradas. O Vovô não se mostra disposto a isso, já que pela primeira vez na vida as pessoas torceram por ele. Lisa diz que sempre torceu por ele... pelo menos até aquele momento.

estouro da boiada

Mais tarde, quando volta à Arena, o Vovô novamente deixa um touro cansado e o animal é vencido. Desta vez, no entanto, ele abre um cercado e liberta os outros touros. Assim como na cidade de Pamplona, os touros começam a correr atrás das pessoas, entre eles Jeff Albertson, o Cara dos Quadrinhos, e o Diretor Skinner.

Por fim, Lisa convida o Vovô para ir à sua escola onde conta aos amigos como ele salvou a vida de 37 touros indefesos. Eles terminam comemorando flutuando em cadeiras com balões.

Curiosidades

Springfield blows, Springfield blows ♪ ♫

  • O nome do episódio no original é uma paródia do filme "Million Dollar Baby" (menina de ouro) de 2004 - dirigido por Clint Eastwood, estrelado por Hilary Swank, vencedor de 4 oscars.
  • Estrelas que participaram do musical Springfield Blows (paródia de "We are the World" - U.S.A. for Africa): • Jim-Jam Bonks (jar jar binks) • Roger Daltrey, Pete Townshend e John Entwistle (the Who) • Mick Jagger (o único que não decorou a letra) • Bono Vox • Barbra Streisand • Sting • " 3 mulheres " * • Sylvester Stallone • Cyndi Lauper • Steven Spielberg • Opal • Michael Jackson • Jack Nicholson • Freddy Krueger (entra no meio da música) • e El Kabong (aparece por último) – (* as 3 mulheres, segundo colegas lá da Itália, são Jennifer Aniston, Cameron Diaz e Renée Zellwegger - mas eu tenho minhas dúvidas)
  • Na barca com o lixo de Las Vegas chegando em Springfield, além de caça-niqueis vemos o Blue Man Group.

    MELTmania + síndrome de DOWN

  • O time da cidade seriam os Meltdowns, que significa derretimento do núcleo em uma usina nuclear. Em outros episódios, foi traduzido como Massa Crítica, que precede um acidente nuclear.
  • O homem atendido pelo Dr. Egoyan, que sai morto da sala do die-POD antes do Vovô entrar, é Fred Kaneeke. O Chefe Wiggum diz que ele era seu cunhado.
  • Na cena escondida durante os créditos, vemos o jovem Abe (tão jovem que a imagem é em preto-e-branco) delatando "amigos" do Partido Comunista, para o Comitê de Atividades Antiamericanas - embora ele estivesse ali apenas para testar o microfone. Entre os acusados estão o seu irmão Bill, um jogador de beisebol, um boneco de programa infantil e o próprio Joseph Stalin. (o filme Trumbo: Lista Negra, que concorreu ao Oscar 2016 de melhor ator para Bryan Cranston, o cara do Breaking Bad, lembra muito essa cena)

Citações

  • Texano Rico: "Estou cansado de Los Angeles! Eles têm terremotos, queimadas, "bennifers", "prangelinas" e aquela desbocada Sarah Silverman... Vão todos para o inferno!"
  • Vovô Simpson: "Hmmm... Se eu derrubar esse cara vou ser o herói, e as pessoas vão escutar todas as besteiras de maluco que eu falo."
  • Vovô Simpson: "Eutanásia?! Nem pensar! Quero morrer com dignidade. Por exemplo: Escorregando no banho, e aí me acham duas semanas depois tão inchado que nem sabem se eu sou um homem ou um sofá."
  • Jasper (para Abe): "Se você morrer posso ficar com o cobertor e o seu fígado?"
  • Vovô Simpson: "Estou morto?!... Nunca me senti tão vivo!"
  • Vovô Simpson: "O breve tempo em que achei que estava morto, foi o mais feliz da minha vida, porque finalmente estava vivendo sem medo. E é assim, sem medo, que vou viver o resto da minha vida."

Galeria

Episódio disponível em DVD

Não

Décima Sétima Temporada

  1. O Desafio dos Manatis
  2. A Garota que Dormia Pouco
  3. Milhouse Duro de Matar
  4. A Casa da Árvore dos Horrores XVI
  5. Marge Mimando o Filho
  6. Vejam como Homer corre
  7. A Última das Mães de Chapeu Vermelho
  8. O Bob Italiano
  9. O Conto de Natal dos Simpsons
  10. O pai do Homer
  11. Para onde estamos indo?
  12. O Zelador Cantor
  13. História Quase Sem Fim
  14. Bart Tem Duas Mães
  15. Homer Simpson, Essa É a Sua Esposa
  16. Abe de Um Milhão de Dólares
  17. Beijos, Beijos, Golpe a Indiana
  18. As Histórias Mais Molhadas da História
  19. Garotas Só Querem Somar
  20. A Amnésia da Marge
  21. A Evolução do Homem
  22. Conselheiros Marge e Homer