FANDOM

Barraartes
 
Nome da Obra:
Cândido
Livros CACS 2.
Tipo:
Literatura
Autor:
Voltaire
Primeira Aparição:
Bart, o gênio

História

A obra pode ser vista na estante de livros da sala de aula onde Bart vai estudar no Centro de Aprendizado Superior Para Crianças Superdotadas. A obra se encontra ao lado de outras como a biografia de Balzac, dos romances Moby Dick de Herman Melville, Paraíso Perdido de John Milton, e a Ilíada e a Odisseia - Livro de Homero.

Sobre a Obra

Voltaire

Voltaire

Candide, ou l'Optimisme é um conto filosófico em tom de sátira publicado pela primeira vez em 1759 por Voltaire, filósofo do Iluminismo. A novela já foi traduzida em centenas de línguas e, em português, seu título costuma ser Cândido ou O Otimismo ou simplesmente Cândido. Foi realizado, ao que parece, em três dias, em 1758, ainda sob a impressão do terremoto de Lisboa, com assinatura de um pseudônimo, "Monsieur le docteur Ralph", literalmente, "Senhor Doutor Ralph". Narra a história de um jovem, Cândido, vivendo num paraíso edênico e recebendo ensinamentos do otimismo de Leibniz através de seu mentor, Pangloss. A obra retrata a abrupta interrupção deste estilo de vida quando Cândido se desilude ao testemunhar e experimentar eminentes dificuldades no mundo.