FANDOM

Barraartigos
656px-Mafia

A máfia de Springfield é um sindicato do crime da máfia ítalo-americana com sede em Springfield, é controlada pela família D'Amico e tem como grande chefe o seu padrinho Don Vittorio di Maggio e seu líder Tony Gordo.
Fat-tony-wallpaper

Tony Gordo

Negócios

A máfia de Springfield tem seu próprio Clube de Empresários. Gambling é possivelmente empresa mais lucrativa da gangue. A gangue tem forte controle sobre a venda ilegal de fogos de artifício e produção de leite de ratas. Já ajudaram Marge Simpson em um negócio, fazendo seus concorrentes fecharem as portas. A máfia também é responsável pelo tabaco, droga e tráfico de álcool. Quando Springfield proíbe a venda, a gangue paga os agentes da polícia para contrabandear a bebida na cidade. Oferecem proteção para o Krusty Burger de restaurantes concorrentes, tal como McDonalds e Burger King. A máfia também construiu uma rampa para cadeiras de rodas para a Escola Primária de Springfield, que acabou destruída por ser feita de palitos.

Formação

Os Membros

Tony Gordo

Kkkkk

Louie (a direita de Tony Gordo) e Legs (A esquerda do Maior Mafioso de Springfield)

ver artigo principal: Tony Gordo

Tony Gordo, que é dublado pelo Joe Mantegna nos EUA e no Brasil pelos: Jose Santa Cruz, Ricardo Shnetzer e Mauro Ramos. Ele é casado com sua mulher Anna Maria D'Amico e tem um filho, Michael D'Amico.

Tony Gordo tem o controle da máfia local junto com Don Vittorio Di Maggio. Tony já ameaçou matar o prefeito, ja vendeu leite de rato para a Escola Elementar de Springfield, já foi agiota do Homer, entre várias outras coisas.

Don Vittorio di Maggio

JohnnyTightlips

Johnny "lábios cerrados"

Falecido padrinho da máfia de Tony Gordo,pouco se sabe sobre ele.

Pernas e Louie

ver artigo principal: Pernas e Louie

São os dois principais capangas do Tony Gordo. Pernas é dublado pelo Hank Azaria, e o Louie pelo Dan Castellaneta nos EUA.

Johnny, lábios serrados

Frankie

Frankie Alcaguete

Johnny é um dos membros associados da máfia de Springfield, tem como principal caracteristica falar muito pouco, dai vem seu apelido. É dublado, originalmente pelo Hank Azaria.

Frankie Alcaguete

Frankie é tambem um dos associados da máfia, ele é conhecido pelo fato de não conseguir guardar segredo, sempre denuncionando os colegas para a policia.

Ex-Membros

Castigos

A Máfia muitas vezes castiga as pessoas por a ter insultado ou se dívidas não são pagas.

Homer já foi castigado quando pediu dinheiro emprestado de Tony Gordo e o perdeu num jogo de futebol.

Aparições

A primeira aparição da máfia foi no episódio Bart, o assassino, quando Tony Gordo contrata o Bart para ser garçom deles num bar. No episódio mostra que o Bar é um lugar de jogatina e negócios ilegais.

A máfia volta a aparecer no episódio, Homie, o palhaço, quando Homer pega um emprego de imitador do Krusty, e vai no bar dos mafiosos diverti-los.

No episódio Krusty é papai, Krusty perde o violino de sua filha numa aposta para a máfia.

Outras aparições

Homer, o guarda-costa: A máfia suborna o prefeito para fazer vista grossa pro leite que eles oferecem a Escola Elementar de Springfield. Quando o Homer descobre que o leite é leite de rato, chantegeia o prefeito para que ele se vire contra a máfia, fazendo com que Tony Gordo tente matá-lo.

O mundo dos negócios de Marge: A máfia tira todos os concorrentes da Marge do negócio, deixando-a com todo o monopólio do ramo de alimentação na cidade.

A grande vigarice: Tony Gordo oferece um serviço de contrução de rampas para deficientes na escola primária, mas contr
Ffffff
oi toda ela com bisnaguinhas, dando um grande golpe na escola, levando a mesma a falência.

Dêem um lugar para Lisa: Tony Gordo, Pernas e o Louie estão na praia jogando vôlei.

Trilogia do erro: Quando Milhouse e Bart descobrem um esconderijo de fogos de artifício, pegam alguns para brincar, são pegos pelo Chefe Wiggum que os obriga a trabalhar de informantes para descobrir de quem eram aqueles fogos. Eles descobrem que era da máfia, mas acabando sendo descobertos pelos mafiosos como informantes e são perseguidos. Posteriormente, Pernas reimplanta o polegar do Homer.

O Mauricinho, o Chef, sua Mulher e seu Homer: Episódio que faz paródia do Poderoso chefão, onde Tony Gordo é atacado pela familia rival, os Calabresi, deixando seu filho, Michael no seu lugar. Homer e Bart tambem entram provisoriamente na familai D'Amico

Os Simpsons,O Filme: Tony Gordo e seus capangas vão tentar jogar um corpo no lago, mas o Chefe Wiggum não permite.

Outras famílias

Existem mais duas famílais citadas na série que são inimigas da família do D'Amico:

Família Calabresi

Calabrese

Família Calabresi jantando na casa dos Simpsons

Apareceu no episódio O Mauricinho, o Chef, sua Mulher e seu Homer onde tentou assasinar o Tony Gordo, levando ele a ficar hospitalizado. Seu filho Michael assumiu o controle e envenenou toda a família Calabresi.

Família Castellaneta

Família Castellaneta é citada no episódio Moe e Maggie onde Maggie ficou em uma guerra entre as duas gangues e Moe se intrometeu no meio da troca de balas e salvou maggie. O nome é uma referencia ao dublador do Homer e de outros personagens da série Dan Castellaneta.

Galeria