FANDOM

Barralugares1
 
Monte EverestEverest
Onde fica:
Himalaia - Nepal
Situação:
MONTANHA
Instituição:
...
Responsável:
...
Primeira Aparição:
Marge em Marte

História

O monte Everest ou Evereste é a mais alta montanha da Terra. Está localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre a República Popular da China (Tibete) e o Nepal. Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (Deusa Mãe do Céu), e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma ("Deusa Mãe da Terra"). É ainda conhecido como O Topo do Mundo

Everest 2

O Everest foi assim chamado por sir Andrew Scott Waugh, o governador-geral da Índia colonial britânica, em homenagem a seu predecessor, sir George Everest. Radhanath Sikdar, um matemático e topógrafo indiano de Bengala, foi o primeiro a identificar o Everest como a montanha mais alta do globo, de acordo com seus cálculos trigonométricos em 1852.
Desde 1921, diversas tentativas de escalada foram feitas. Em 8 de junho de 1924, George Mallory e Andrew Irvine, ambos britânicos, fizeram uma tentativa de ascensão da qual jamais retornaram. Não se sabe se atingiram o pico e morreram na descida, ou se não chegaram até ele, já que o corpo de Mallory, encontrado em 1999, estava com objetos pessoais, mas sem a foto da esposa, que ele prometera deixar no pico.

Everest 3

Edmund Hillary e Tenzing Norgay

A primeira ascensão até o topo foi feita pela expedição anglo-neozelandesa em 1953, dirigida por John Hunt. O pico foi alcançado em 29 de maio desse ano por Edmund Hillary e Tenzing Norgay.
Em 16 de maio de 1975, Junko Tabei tornou-se a primeira mulher a alcançar o topo do Everest. A primeira ascensão sem oxigênio foi feita por Reinhold Messner e Peter Habeler em 1978. Em 1980, Reinhold Messner efetua a primeira ascensão solitária. Em 25 de maio de 2001 Erik Weihenmayer tornou-se o primeiro alpinista cego a atingir o topo.

Episódio

Ned inicia em sua casa uma criação de galinhas para poder consumir ovos frescos em casa. Homer decide então também criar seu galinheiro, porém após isso ele decide que os ovos roubados de Ned são mais gostosos e então leva suas galinhas para a Exploração Associados para pesquisas cientificas. Barry e Paul responsáveis pela empresa levam Homer e sua família para conhecer a empresa e durante o tour eles assistem um vídeo sobre as conquistas exploradoras do mundo e entre elas está a conquista do Monte Everest.

Curiosidades

  • Embora as montanhas do Himalaia tenham sido formadas há 60 milhões de anos, a história do Everest, na verdade, remonta de muito mais tempo. O calcário e o arenito da rocha no cume da montanha foram um dia parte de camadas sedimentares abaixo do nível do mar há 450 milhões de anos atrás. Incrível, não é?

Com o tempo, as rochas do fundo do mar foram forçadas e empurradas para cima a uma velocidade de até 11 centímetros por ano, atingindo a posição atual. O mais surpreendente é que as formações superiores do Everest contêm fósseis de criaturas marinhas e conchas que um dia ocuparam o oceano.

  • Em 1994, uma equipe de pesquisa descobriu que o Everest continua a crescer cerca de 4 milímetros a cada ano. De acordo com o estudo, o subcontinente indiano era originalmente uma massa de terra independente, que colidiu com a Ásia, formando o Himalaia, e as placas continentais ainda estão se movendo, empurrando as montanhas sempre mais para o alto.
  • Em 1999, alguns pesquisadores norte-americanos colocaram um dispositivo de posicionamento global por satélite abaixo do cume para medir o crescimento. Seus resultados mais precisos levaram à altura oficial do Everest a ser alterada para 8.850 metros. No entanto, não são todas as fontes oficiais que divulgam esse número.
  • Embora o Monte Everest seja o ponto mais alto da Terra a partir do nível do mar, o Mauna Kea, um vulcão havaiano inativo, detém o recorde como a montanha mais alta do mundo. De acordo com o List Verse, o pico do Everest tem a maior altitude, mas isso não significa que ele seja o mais alto.
  • O Mauna Kea atinge uma altura de 4.205 metros acima do nível do mar, mas o vulcão se estende a incríveis 6.000 metros abaixo da superfície da água. Medido a partir de sua base no fundo do oceano, a sua altura total é de 10.200 metros.