FANDOM

Os Movimentarianos (ou Movementarians) é um culto à lavagem cerebral que, por um breve período, envolveu muitos dos cidadãos de Springfield. Os Movementarians são liderados por uma figura misteriosa conhecida apenas como "O Líder", que é vista apenas em retrato. O Movementarianismo causou vários casamentos, como o casamento de Otto Mann e Barney Gumble.

Crenças

Movimentarian's spaceship

Os Movementarians acreditam que sua figura religiosa - o Líder - um dia abrirá as portas do "Celeiro Proibido" e os conduzirá ao planeta "Blisstonia" (conhecido por seus altos níveis de felicidade). Os membros do Culto vivem em um complexo Movimentário, onde realizam trabalho árduo o dia todo e observam o Líder andar no que parece ser uma Nuvem de Prata Rolls-Royce. Os cultistas são forçados a realizar trabalhos por milhares de anos antes de poder viajar para Blisstonia. A religião também inclui um casamento em massa no qual todos os seus membros são comparados em uma impressão. Esses casamentos incluem casamento entre pessoas do mesmo sexo e casamento de pais e filhos.

A vontade do Líder é realmente realizada por um pequeno grupo de seguidores especialmente dedicados que recrutam membros, realizam rituais (como o casamento em massa) e administram os compostos. O líder também tem um quadro de advogados a seu serviço, incluindo o Advogado de Cabelo Azul.

Por trás das gargalhadas

De acordo com o comentário em DVD do episódio, os Movementarians foram em grande parte inspirados por Scientology, o culto de Jim Jones e o Templo dos Povos, o Culto ao Portal do Céu, os Raelianos, a Comunidade Oneida, o movimento Rajneesh e Chen Tao. Além disso, o complexo Movementarian apresenta elementos da série de TV cult The Prisoner, como o "balão" do guarda Rover. O próprio líder pode ser baseado em L. Ron Hubbard.

O grupo tem várias semelhanças com a Igreja de Scientology, o mais conhecido dos grupos acima mencionados, como seduzir pessoas com falsas promessas, professar crenças não convencionais, exercer grande poder legal e explorar seus seguidores. Ironicamente, Nancy Cartwright, a voz de Bart Simpson, é membro da Igreja de Scientology. Provavelmente isso foi motivo de piada pela rápida lavagem cerebral de Bart.

Aparições